Esse post é parte de uma série sobre como o brasileiro se informa. Com base em dados, me propus a entender o caminho da informação no Brasil.

Escrevi no ano passado que “o brasileiro nunca leu tanta notícia online”. Eram números da pesquisa TIC Domicílios de 2020, o mais completo levantamento sobre uso da internet no Brasil.
Pois é: os dados de 2021, recém-divulgados, mudam esse retrato. Se 64% dos brasileiros diziam ter usado a internet para “ler jornais, revistas ou notícias” em 2020, esse número caiu para 54% no ano passado. Vale dizer: em 2018 e 2019, eram 56%, ou seja, podemos supor que houve um pico em 2020, e retornamos ao patamar estável dos últimos anos. Ainda vou investigar mais esse tema.
A queda foi mais acentuada entre os indivíduos de classe A: de 80% para 64%, sendo que o patamar estava acima de 80% desde 2017. Os ricos estão desistindo de se informar? Preocupante.

A pesquisa, realizada pelo Cetic.br, tem uma amostra robusta: 21 mil respondentes em todo o país, ao longo de 5 meses.
Explosão dos podcasts
A mesma pesquisa mostra uma disparada no consumo de podcasts no país. O percentual de brasileiros que consome essa mídia ainda é baixo (28% do total), mas esse total mais que dobrou de 2019, quando estava em 13%. O aumento é generalizado em todas as classes sociais.
- Vale explorar os dados completos da TIC Domicílios, cheios de insights para quem se interessa pelos caminhos da informação no Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.