Toda vez que vou a Brasília só passear é a mesma coisa: olhares de espanto, questionamentos incrédulos. Vou compartilhar (e registrar) então uns bons motivos para fazer essa viagem:
1. Conhecer o inusitado projeto urbanístico de Lúcio Costa, que deu origem uma paisagem urbana sem igual, onde se destaca um horizonte que espanta quem vive em cidades como São Paulo.
2. Curtir as muitas áreas verdes da cidade, como o gigantesco Parque da Cidade. Meu preferido é o jardim do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), aproveitando para visitar a exposição do momento. Tem também um restaurante gostoso com área ao ar livre.
3. Aproveitar o Lago Paranoá, represa que definiu o contorno da cidade. Dá para fazer SUP, remar de caiaque, ou passear de lancha (para todos os bolsos). Vale buscar hospedagem na beira do lago para já acordar de frente para a água.
4. Visitar a Praça dos Três Poderes. É um lugar árido e quase sem sombra, mas vale a pena mesmo que você ignore sua importância para o detino do país. Tem “Os Candangos”, a enorme escultura de Bruno Giorgi, e um segredo subterrâneo: uma maquete da cidade com informações detalhadas do projeto de Lucio Costa.
5. Conhecer a superquadra modelo 308 sul, um conjunto de edifícios tombados que representam exatamente o que os urbanistas imaginaram para a organização da área residencial da cidade.
6. Em qualquer superquadra, passear a pé pelos espaços arborizados, atravessando prédios pelo pilotis, e terminando no terraço de algum restaurante bacana (o Metrópoles tem ótimas dicas). Com crianças, aproveite para conhecer uma instituição brasiliense: o parquinho da quadra (fiz um roteiro dos meus preferidos).
7. Num domingo, passear pelo Eixão. Fechada para carros, a avenida expressa que corta o Plano Piloto de ponta a ponta se abre para bicicletas, patins, skates e corredores, que são servidos por food trucks e barraquinhas de todo tipo, até de chope artesanal.
8. Conhecer a Catedral, um das mais belas criações de Oscar Niemeyer.
9. Percorrer as obras de Athos Bulcão, a começar pelo painel de azulejos do Aeroporto. Imperdível a igrejinha de Fátima (lá na 308 sul) e a loja da Fundação, onde você vai achar as melhores lembranças da cidade.
10. E se sobrar um tempinho, dá para dirigir umas 3 horas até Alto Paraíso de Goiás para visitar a Chapada dos Veadeiros, um dos lugares mais bonitos do país.
- O site Roteiro Baby tem as melhores dicas para visitar Brasilia com crianças.
PS1: full disclosure, nasci em Brasília, onde morei até os 12 anos. Aos 40, voltei profissionalmente e me apaixonei irremediavelmente pela cidade.
PS2: tem dicas de Brasília? Escreve pra mim!