Quanto custa ter um carro? Levando em conta o dinheiro gasto para comprar e financiar, o preço do combustível, o custo de manutenção e o IPVA, entre outras despesas, chega-se àquilo que o mercado chama de TCO, sigla em inglês para Custo Total de Propriedade.
Estudo recém-divulgado pela Anfavea (a associação de fabricantes de carros) estimou a evolução do TCO de carros flex e elétricos. O gráfico abaixo resume os resultados.

Em suma: a partir de 2029, o custo anual para ter um SUV elétrico e um flex será o mesmo, estima a Anfavea. Para carros médios, a paridade chega em 2031. E para os pequenos, em 2035.
Esse cálculo leva em conta uma distância média de 12 mil km percorridos por ano. Para quem roda muito (veículos para transporte por aplicativo ou outros usos profissionais, por exemplo), a paridade para carros pequenos pode chegar tão cedo quanto 2024.
O que o tal TCO não leva em consideração: o custo para nossa qualidade de vida em stress e tempo perdido no trânsito. Nesse aspecto, em 2021 ou 2029, quem pode fazer a opção de não dirigir continuará ganhando.
Você precisa fazer login para comentar.