Saiu a edição 2020 da mais completa pesquisa sobre acesso à internet do país (já falamos dela aqui), a TIC Domicílios. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o Cetic.br conseguiu realizar mais de 5.000 entrevistas e traçar um belo retrato de como o brasileiro se conecta. E como praticamente tudo hoje chega pela via digital, são dados essenciais para entender como o Brasil se informa.
Alguns pontos que chamaram minha atenção:
- O total de usuários de internet no Brasil chegou a 152 milhões, ou 83% da população. Esse número chega a 87% quando se considera quem disse não ter acesso à internet mas executam atividades que exigem conexão.
- A melhor notícia é que o número de conectados aumentou mais entre as classes D e E, como mostra o gráfico abaixo. Metade dessa população estava fora do mundo digital. Isso foi reduzido para um terço. É muita gente excluída ainda, uns 30 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais, mas é preciso comemorar o avanço.

- Se o celular continua sendo o dispositivo mais usado para acessar a internet, pela primeira vez a TV superou o computador, prova da mudança nos hábitos de consumo de televisão e da penetração dos aparelhos conectados (falei disso aqui)
- Especialmente importante para os temas de interesse desse espaço, há um aumento significativo da leitura de notícias entre as atividades realizadas na internet, de 56% para 64% no total da população — esse dado chega a 86% entre as pessoas com ensino superior, o dobro da população com ensino fundamental, um aspecto que certamente investigarei melhor em breve.
A pesquisa Cetic é um tesouro para quem estuda mídia e fluxos de informação no Brasil e insumo fundamental de qualquer planejamento de comunicação. Voltaremos a ela.
Aprenda mais:
- Apresentação com um resumo dos dados da pesquisa
- Vídeo da coletiva de apresentação
- Dados completos (mesmo).
Você precisa fazer login para comentar.