Walter Isaacson escreveu biografias dos maiores inovadores da história: Leonardo da Vinci, Einstein, Steve Jobs, Benjamin Franklin.
Questionado sobre qual personagem ainda vivo mereceria o mesmo tratamento, a resposta de Isaacson é Jeff Bezos.
No recém lançado livro que reúne os escritos do criador da Amazon, Walter Isaacson nos brinda com uma mini-biografia de Bezos. (Dica: dá para ler inteira na amostra grátis do livro para o Kindle).
É uma leitura prazerosa em que aprendemos com a experiência de um dos maiores líderes de negócio dos nossos tempos.
No fim, Isaacson descreve o que considera as cinco lições mais importantes de Bezos. Destaco uma delas: “Evite o Power Point e as apresentações de slides”.
Bezos acredita no poder das histórias, e portanto defende que seus executivos apresentem ideias e projetos em narrativas estruturadas, que são lidas no começo de cada reunião. Ao tentar escrever com clareza, executivos são forçados a pensar com clareza. Faz sentido.
Os memorandos têm no máximo 6 páginas. Alguns são escritos em colaboração por vários executivos, e às vezes o texto já vem com um press release.
Talvez o Power Point seja o vilão errado dessa história. Com ou sem slides, a eficácia de qualquer apresentação sempre será uma função da sua capacidade de contar uma história.