Co-autora: Helena Ikonomidis da Nóbrega
O Barco das Crianças é um livro sobre um velhinho que participou da Cruzada das Crianças.
Os meninos e meninas estavam tentando conquistar Jerusalém, que estava nas mãos dos mouros. E qual o problema dos mouros ocuparem Jerusalém? Esse é assunto para outro texto.
Esse livro é muito divertido porque ele deixa um suspense no final de cada capítulo.
Fonchito, um dos peronsagens principais da história, é um garoto que todos os dias observava um velho senhor sentado num banco em frente ao mar, concentrado, esperando algo aparecer ali.
Um dia, sem aguentar mais de curiosidade, foi falar com aquele homem, que prometeu, a cada manhã, contar uma parte da história. Mas o ônibus de Fonchito sempre chegava para ele ir para a escola.
O interessante é que o velhinho, de quem a gente nunca descobre o nome, conta a história como se tivesse participado de acontecimentos há 800 anos.
O livro foi escrito por Mario Vargas Llosa em espanhol e traduzido para o português. O autor peruano ganhou muitos prêmios de literatura. Outro livro que podemos indicar desse autor é “Fonchito e a Lua”, mas esse assunto também é para outro texto.
A ilustradora, Zuzanna Celej, é polonesa. Ela desenha de um jeito muito suave e emotivo. Os desenhos são aquarelas que ajudam a entender a história.
E a edição também é muito bonita, com capa dura e um papel de muita qualidade.
O Barco das Crianças é passagem para o universo encantador de Mario Vargas Llosa. Uma leitura que encanta e ensina sobre a curiosidade e o prazer de ouvir e contar histórias.
O barco das crianças
Autor: Mario Vargas Llosa
Ilustradora: Zuzanna Celej
Editora: Companhia das Letrinhas
Preço: R$ 47,90 (Amazon.com.br)
Leitor: iniciante + leitura compartilhada