Falei aqui sobre Chris McCandless, que morreu em 1992. Jon Krakauer contou a história em “Na Natureza Selvagem”, de 1996.
Como teria sido essa história na era da internet?
Em 2018, um andarilho foi encontrado morto na Florida. Estava em sua barraca, a cerca de 15km de estrada. Usava o apelido “Mostly Harmless” (referência Mochileiro das Galáxias, pesquise no Google), e pouco mais se sabia sobre ele. A internet explodiu: grupos de Facebook foram formados em busca de pistas e conexões e até uma vaquinha foi feita para pagar um busca em bancos de DNA.
Descoberta sua identidade, a história não é tão bonita. Vance Rodriguez, um excepcional programador, sofria de grave depressão. Poucos o viam sorrir. Sua última namorada tem calafrios ao lembrar de seu comportamento abusivo.
Uma pessoa que se engajou na busca define o sentimento de muitos: “Tinha a sensação de que ele era uma pessoa gentil, provavelmente solitária. Afinal, ele deixou tudo, abandonou todos e foi para o meio do mato. É corajoso e me lembra um pouco de mim mesma, pois também tomei algumas decisões precipitadas na vida”. Mas e o lado obscuro de Vance? “Eu estava empenhada em resolver o caso com outras pessoas porque seria uma ótima maneira de provar que as pessoas podem fazer grandes coisas juntas.”
Um fecho bonito para essa estranha história, resume Nicholas Thompson, na Wired. Ele escreveu duas longas e interessantes matérias sobre o tema.