É contraintuitivo: umas das principais fontes de informação da internet, que é referência contra desinformação até para as plataformas, não se considera uma fonte confiável.
Mas faz sentido. Como diz a CEO da fundação que a mantém, “a Wikipedia é um ótimo lugar para começar a aprender, mas você nunca deve parar por ali”.
Um documento que complementa orientações sobre a própria Wikipedia diz, textualmente: “a Wikipedia não é uma fonte confiável”.
“A Wikipedia pode ser editada por qualquer pessoa a qualquer momento. (…) As edições na Wikipedia que apresentam erros podem eventualmente ser corrigidas. No entanto, como a Wikipedia é um projeto executado por voluntários, ela não pode monitorar todas as contribuições o tempo todo. Existem muitos erros que permanecem despercebidos por dias, semanas, meses ou até anos. Portanto, a Wikipedia não deve ser considerada uma fonte definitiva por si só.”
Vale ler o texto todo, que conclui uma expressão em Latim que pretendo adotar: caveat lector, algo como “que o leitor tenha atenção”.
Saiba mais: