Ganhador de 9 Oscars, entre eles o de melhor filme por “Uma Mente Brilhante”, Ron Howard é uma lenda do cinema americano.
É também um excepcional líder criativo, que faz aflorar o melhor dos talentos que dirige.
Sua técnica para lidar com as ideias do time é um aprendizado para qualquer um que se lança na missão de liderar pessoas. Ele chama de regra “six of one”, do ditado popular “six of one, half of the other”, algo como “seis por meia dúzia”.
“Se alguém traz uma ideia — um diretor de fotografia para uma tomada, um técnico para a iluminação, um ator para uma improvisação — eu tento entender: isso ainda cumpre o objetivo que eu considero essencial? Se sim, mesmo que não seja exatamente como eu faria, eu tento usar a escolha daquela pessoa”
E porque faz tanto sentido? “Porque é orgânico para a pessoa. Ela não está fazendo o que eu mandei ou o que o roteiro diz. Está fazendo o que acredita.”
A atitude, além de generosa, é a senha para o engajamento da equipe. O líder preserva o sentido geral do projeto, e aquele que vê sua ideia contemplada sentirá que deu uma contribuição verdadeira.
- Ouça a entrevista de Ron Howard a Brian Koppelman, o criador de Billions, que tem um excelente podcast.
- O último filme de Ron Howard, “Era Uma Vez Um Sonho”, estreou no Netflix no final do ano passado.