Atualizado com opção de fermento seco.
Depois de produzir muitos lindos pães, com casquinha crocante e massa azedinha e leve, decretei: essa é única receita de pão que eu preciso.
Descrita como “a primeira receita viral da internet” por Kristen Miglore, do Genius Recipes, a inovação do “pão sem sova” (no knead bread) é criação de um padeiro de Nova York e foi apresentada ao mundo por Mark Bittman.
Seu ingrediente principal: paciência.
Depois de tentar e errar, finalmente acertei com um adaptação enviada por uma amiga, que compartilho aqui (já com as minhas adaptações).
Depois de pegar o jeito, passei a usar as medidas do Mark Bittman, em xícaras, e colheres, que são mais fáceis. Vale a pena usar medidores para não errar.
É uma receita muito generosa. Basta lembrar de preparar no dia anterior, e ter mais ou menos 1h30 no dia seguinte para assar.
Você vai precisar de uma panela de ferro com tampa que vá ao forno. Já me disseram que funciona em panela de barro, mas nunca testei.
Ingredientes
2 xícaras de água morna (45 segundos no microondas)
2g de fermento biológico fresco (ou meia de colher de chá de fermento seco)
4 xícaras de farinha de trigo, e mais para polvilhar
2 colheres de chá de sal (de preferência mais granulado, tipo flor de sal)
Fubá para polvilhar
Preparo
1. Numa tigela grande, junte a água morna e o fermento.
2. Bata com um batedor de arame.
3. Em outra tigela, meça a farinha e misture com o sal
4. Junte a mistura na água com fermento. Mexa com uma colher de pau até a água incorporar toda a farinha. Nessa etapa, você terá uma massa bem molhada e grudenta. Se preciso, acrescente mais uns golinhos de água.
5. Tampe ou cubra com plástico filme e deixe descansar por pelo menos 12 horas, de preferência num lugar quentinho. Por exemplo: se tiver assado algo para almoço, coloque no forno no meio da tarde.
6. No dia seguinte, a massa deve ter crescido bastante e estar cheia de bolhas. O cheiro de fermentação é incrível.
7. Despeje a massa numa superfície enfarinhada, e dobre 2 ou 3 vezes — basta pegar a borda, esticar e dobrar — e deixe descansar uns 20 minutos, coberto por um pano de prato. Nessa etapa, pode ser necessário colocar um tiquinho de farinha na mão.
8. Vire com a dobra para baixo, e molde numa bola, ajeitando as bordas para dentro. Deixe crescer por 2 horas.
9. Quando faltar 30 minutos, aqueça o forno a 230 graus e coloque a panela de ferro no forno, vazia, pelos 30 minutos restantes do tempo de crescimento.
10. Tire a panela do forno e polvilhe fubá no fundo.
11. Despeje a massa na panela, sem se preocupar muito com o jeito que ela cair. Tudo se ajeitará no forno.
12. Faça um corte na massa. Se tiver uma navalha afiada, melhor. Eu tenho usado uma tesoura mesmo, faço um rasgo bem simples.
13. Polvilhe a massa com mais fubá sobre a massa.
14. Asse por 20 minutos com tampa.
15. Tire a tampa e asse por mais 20 ou 25 minutos, até a casca ficar bem douradinha.
16. Retire o pão da panela com um pegador grande ou duas espátulas, e deixe descansar por uns 20 minutos, de preferência numa grelha.
Voilà! 😃
Tem algum outro truque? Dúvidas? Escreve pra mim!
Você precisa fazer login para comentar.