A inspiração desse risotto é um delicioso petisco botequeiro: linguiça toscana assada com aquela espremida de limão por cima. A ideia se materializou num dia de férias, na praia, diante da presença de todos os ingredientes à mão. Nessa receita, minha recomendação é usar o nosso conhecido limão taiti mesmo, para reproduzir o sabor do prato inspirador.
Então vamos a ela.
Ingredientes
- 400 g de arroz arboreo
- 1 taça de vinho branco
- 500 g de linguiça toscana
- 2 cubos de caldo de legumes
- 1 limão tahiti (tire raspas da casca antes de começar)
- parmesão ralado
- azeite de oliva
- Tabasco (opcional)
Modo de fazer
1. Separe pele e recheio da linguiça toscana. Do recheio da linguiça, jogue fora os pedaços mais evidentes de gordura (uns quadrados brancos);
2. Doure a linguiça na mesma panela em que fará o risoto. A rigor, não precisa de azeite, por causa da gordura da linguiça. Quando a carne tiver criado deliciosas crostinhas, retire da panela. Se o fundo não tiver ficado preto, continue o risoto aqui mesmo.
3. Faça o risotto conforme sua receita preferida. Em breve postarei a minha aqui. Por enquanto, fiquem com a básica do Jamie Oliver.
Não deixe de usar o vinho branco (ou vermouth, como ele) para raspar o fundo e incorporar os sabores das crostinhas!
4. Quase perto do final do risotto, volte a linguiça para a panela.
5. Esprema o suco de meio limão diretamente sobre o risotto e misture metade das raspas.
6. Acrescente algumas gotas de tabasco e um tanto de parmesão ralado, misture bem.
7. Já no prato, salpique algumas raspas de limão, um fio do seu melhor azeite de oliva e uma porção generosa de parmesão ralado.
Leve o Tabasco para a mesa, se alguém quiser caprichar no ardido.
Uma boa cerveja gelada é ótima companheira para esse prato (uma Hoegaarden, perfeita), mas acho ficaria delicioso também com vinho branco (Sauvignon Blanc?) bem geladinho.
Bom apetite!