Como ler tanta notícia: um guia prático (2) – Alertas no e-mail

No segundo post da série, trataremos de ferramentas que ajudam a manter nossa caixa postal de e-mail sempre recheado de notícias.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps

Para acompanhar o noticiário do dia e estar sempre atualizado — textos da categoria “o que é para agora”, como expliquei na introdução desta série –, ferramentas que enviam alertas salvam a vida. No post anterior, tratei das valiosas notificações de redes sociais. Neste texto, falarei do bom e velho e-mail.

No momento em que estamos cheios, em todos os sentidos, de tantos e-mails e spams , parece um contrassenso propor receber ainda mais mensagens por dia. Mas garanto a vocês: é uma das maneiras mais eficientes de se manter em dia com as notícias. E mais: vou ensinar, ao final, como melhorar a organização da sua caixa postal e ainda se livrar de um monte de e-mails indesejados.

Boa parte da minha vida acontece no Gmail (vocês sabem, né? juliano@gmail.com :D). Assino newsletters com frequência, e me socorro de algumas ferramentas indispensáveis para manter minha caixa postal bem recheada de notícias.

Alertas do Google

Eles já são velhos amigos de muitos de nós que trabalhamos com notícia. Coloque na palavra chave o nome dos clientes ou do chefe e o Google te entrega na caixa postal tudo o que sair na internet. É possível limitar a busca a sites de notícia e também definir se quer receber o alerta logo que a notícia sair (yes!) ou apenas um compilado por dia.

Assim como na busca do Google, vale colocar palavras “entre aspas” para obter resultados mais precisos. Não deixe de criar um com seu próprio nome!

É uma ferramenta muito poderosa para monitorar o que estão dizendo sobre o tema que te interessa. Na minha experiência, muitas vezes supera (para não dizer dá um baile mesmo) fornecedores mais conhecidos de clipping na web.

Newsletters

Procure nos sites que você acompanha um serviço de receber notícias por e-mail. A maioria tem e são tremendamente úteis.

Imagine, por exemplo, ter que entrar todo dia site no Meio&Mensagem para saber as últimas do mercado de comunicação. Agora imagine receber no seu e-mail todo dia uma belo compilado das últimas notícias do M&M? Não tem comparação. É basicamente a diferença entre ir à banca de jornal e receber o jornal em casa. Legal ir na banca de vez em quando… todo dia, não dá.

Folha e Estado tem produtos muito bons (inclusive plantões de notícias urgentes, yes!), basta procurar na capa dos respectivos sites. O “a_nexo” matinal, do Nexo Jornal, é indispensável. Os principais jornais do mundo também entregam serviços ótimos por e-mail. Alguma dica boa de newsletter? Manda pra mim que vou montar uma lista.

Avançando a fronteira nerd: IFTTT

Para quem quiser se aventurar no mundo da automação web, outra ferramenta incrível para rechear nosso e-mail de alertas de notícias é o IFTTT. Trata-se de um serviço que conecta várias ferramentas da web por meio de “receitas” (para mais detalhes, sugiro esse link do no TechTudo). Com ele, é possível criar newsletters personalizados com base nas notícias de qualquer site. Sério, é sensacional.

Por exemplo, com a “receita” abaixo, é possível receber e-mails toda vez que determinada palavra aparecer num feed de notícias RSS (não sabe o que é feed? Google!)
IFTTT Recipe: Novas de notícias um feed com palavra chave connects feed to email

Outra possibilidade é receber um e-mail por dia (ou um por semana) com um compilado das últimas notícias de determinando feed, dessa forma praticamente criando seu newsletter personalizado.

Ordem na bagunça: filtros do e-mail

Se você chegou até aqui, deve estar com sua caixa transbordando de novos e-mails. É hora de usar filtros de e-mail para separar e categorizar tudo automaticamente. Todos os serviços de e-mail tem seus filtros, alguns chamam de regras. Vou falar aqui do Gmail, claro.

Nesse exemplo, vamos criar um filtro que aplique o marcador “Notícias” a todos os e-mails recebidos de “naoresponda@email.estadao.com.br” (o remetente da newsletter do Estadão).

Abra a mensagem que deseja filtrar. Clique na seta do canto direito e escolha “Filtrar mensagens semelhantes”.

GMAIL

Na janela seguinte, clique em “Criar filtro com esta pesquisa”, e então escolha a ação que deseja realizar toda vez que receber esta newsletter. Nesse nosso exemplo, escolha “Aplicar o marcador”. Crie um novo marcador (“Notícias”), e depois clique em “Criar filtro”. Voilà!

Se você repetir essas etapas para todas as suas newsletters de notícias, ganhará uma bela e organizada pastinha no Gmail chamada “Notícias” que será automaticamente abastecida o dia todo por… notícias!

Unroll.me

Para terminar, um serviço muito útil que ajuda limpar sua caixa postal, reunindo newsletters num único e-mail diário (aquelas que podem ser lidas mais tarde, claro), e ainda jogando fora muito spam. É uma “newsletter das newsletters” e funciona com os principais serviços de e-mail gratuito (Gmail incluído, of course).

Eu recebo o meu todo dia às 7h. Lá estão o e-mail diário do Meio & Mensagem e do New York Times, por exemplo. É uma benção!

Na próxima semana, começaremos a tratar daquele conteúdo “para ler mais tarde”. Falaremos de aplicativos para agregar notícias de sites importantes e serviços para guardar matérias para leitura posterior.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps


Also published on Medium.