Como ler tanta notícia: um guia prático – Introdução

O diretor de Redação da Folha, Otavio Frias Filho, disse recentemente que o jornalismo vive um “profundo paradoxo”: “nunca se divulgou nem se leu tanta notícia”, mas “os pilares de sustentação do jornalismo foram abalados pela transformação tecnológica”.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução (este post)
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps

De fato, consumir informação nos dias de hoje é sentir-se constantemente culpado pelo atraso em leituras acumuladas. Como dar conta de acompanhar o que realmente importa, e manter-se atualizado a respeito dos assuntos que nos interessam?

Enquanto não chega o dia em que, conforme antiga fantasia minha, me manteria informado consumindo apenas um jornal (ou telejornal) por dia, me socorro da tecnologia para não perder o bonde da notícia e seguir meus sites e blogs preferidos. Um arsenal de apps e serviços online trabalha silenciosamente para mim, 24 horas por dia, para que nada, ou quase nada, que importa passe despercebido.

O que é para agora e o que é para depois

Antes de mais nada, é preciso diferenciar os conteúdos que você precisa ler imediatamente daqueles que podem ser lidos outro dia.

Na primeira categoria, sempre estarão as notícias factuais do dia, de acordo com seu tema de interesse. Economia? Política? Ciência? Tecnologia? Identifique os veículos que trazem noticiário diário sobre esses temas. Textos de portais jornalísticos e os primeiros cadernos dos jornais do dia quase sempre caem nessa categoria.

Na segunda categoria, estão aqueles textos mais longos (como esse!), posts de blogs interessantes que aparecem na timeline do Facebook ou aquela bela matéria do jornal de domingo que você não teve tempo de ler, para dar alguns exemplos.

Nos próximos posts, vou detalhar o sistema que desenvolvi ao longo dos anos para organizar (minimamente) minhas leituras e acompanhar com a maior eficiência possível o noticiário.

O primeiro já está disponível: como usar as redes sociais para não perder nenhuma notícia quente.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução (este post)
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps


Also published on Medium.