Como ler tanta notícia: um guia prático (1) – Notificações de redes sociais

Assim como você e eu estamos no Facebook e no Twitter, e recebemos o dia todo notificações das nossas interações, os principais sites de notícias tem seus perfis em redes sociais, nos quais compartilham seus conteúdo. Para não perder absolutamente nada, ative notificações para receber um alertas sempre que algo novo for postado. É simples, grátis e muito eficiente.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps

Twitter

Ativando notificação do Twitter
Ativando notificação do Twitter

Um recurso quase secreto do Twitter, mas extremamente útil: receber uma notificação (um alerta no celular, por exemplo) toda vez que determinado perfil posta algo. Eu, por exemplo, recebo um alerta no celular toda vez que a turma competente do JOTA (@JotaInfo) ou a super informada Vera Magalhães (@veramagalhaes) postam alguma coisa. Como tenho juízo, também acompanho a esposa Cris Ikonomidis (@crisiko).

Escolha algumas contas mais relevantes para você e ative notificações. É possível fazê-lo pelo computador ou no celular (instruções detalhadas na página deles).

Às vezes é um pouco enlouquecedor, mas nunca perco nada! Se cansar, basta desligar. Por exemplo: toda sexta à tarde, ativo notificações nos perfis das principais revistas, para ser avisado assim que colocarem a capa no ar. Depois desligo tudo até a sexta seguinte.

Outro recurso tremendamente eficiente do Twitter são as listas. Por meio delas, você reúne os tweets de perfis selecionados. Por exemplo: nessa lista que chamei de Reportariado, reuni alguns dos jornalistas de política dos grandes veículos que são mais ativos no Twitter. Para saber o que está acontecendo, basta acessar essa lista algumas vezes por dia — é sério, não passa nada.

Facebook

Ativando notificação do Facebook
Ativando notificação do Facebook

Também no Facebook é possível receber notificações toda vez que determinada página ou perfil posta algo. Eu, por exemplo, recebo notificações de alguns sites de notícias. Veja como fazer:

  1. Acesse a página do veículo pelo computador (ache na busca, é rápido).
  2. Curta a página
  3. Passe o mouse no triângulo ao lado do botão Curtir e clique em “Notificações”.
  4. Defina as opções
  5. Pronto: você passará a receber uma alerta do Facebook a cada novo conteúdo.
  6. Ajuste as notificações do seu celular para receber também fora do computador.

Dica final: se você é usuário de iPhone, vale a pena aprender mais sobre a Central da Notificações (detalhes na página da Apple). É lá que estarão concentrados os alertas que você receber do Facebook e do Twitter, e alguns truques podem ajudar a tornar esse recurso ainda mais eficiente.

No próximo post, como usar o e-mail para se manter informado.

Como ler tanta notícia: um guia prático

  1. Introdução
  2. Notificações de redes sociais: o despertador da notícia
  3. Alertas de e-mail: notícias delivery
  4. Guardar para ler depois
  5. Jornais nos apps


Also published on Medium.