Meu camarão ao curry

E hoje foi dia desse receita quase infalível. Quando fiz da primeira vez, foi minha introdução ao mundo do curry, e pode ser a sua também. Usando gostosos camarões nativos, segui roteiro que eu mesmo escrevi no ano passado. No lugar do curry japa, usei um pozinho delicioso que achei em Floripa mesmo. E as bananas mais firmes, de fato, ficaram perfeitas.

Abaixo o roteiro originalmente publicado em 28 de dezembro de 2014.

Camarões ao curry

Receita absolutamente deliciosa da Heloísa Bacellar, do favorito Cozinhando para Amigos, trocando frango por camarão, e sem as ervilhas.

Esprema o suco de 1 limão tahiti.

Pique 2 cebolas.

Rale gengibre suficiente para 1 colher de sopa.

Tire as sementes e pique ½ ou 1 pimenta dedo de moça, dependendo do seu paladar.

Lave e pique um punhado de coentro.

Tempere 1,5 kg de camarões enormes (os maiores que você conseguir pagar), limpos e sem casca, com o suco de limão, 1 ½ colher de chá de cominho e 1 ½ colher de chá de cúrcuma.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira ou panela de fundo grosso, a mais larga que você tiver, para caber muitos camarões de uma vez.

Em fogo bem alto, grelhe os camarões em quantos lotes for necessário (aqui foram quatro), de modo que sempre haja espaço entre eles na panela, para que não criem líquido. Deixe que fiquem bem dourados de cada lado. Reserve-os numa travessa.

(Obs 1: foram tantos lotes grelhando camarões que o fundo da panela ficou quase preto, obrigando-me a lavá-la antes de continuar. O normal seria usar esse fundinho, desde que não tão queimado, para emprestar sabor à etapa seguinte)

Com mais um fio de azeite, coloque na panela ou frigideira 1 ½ colher de sopa de mostarda em grão, a cebola picada e uma pitada de sal.

Deixe dourar a cebola.

Acrescente o gengibre ralado e 1 ½ colher de sopa de curry (eu sempre uso o Golden Curry Mild S&B, é perfeito).

Espere perfumar e acrescente 2 bananas nanicas em rodelas.

(Obs 2: como estavam muito maduras, as bananas sumiram no prato pronto, embora tenham dado um sabor ótimo. Na próxima pretendo fazer com bananas mais firmes, ou mesmo usar banana prata)

Adicione 1 garrafinha e meia de leite de coco.

Coloque um pouco de água numa delas para reaproveitar o restinho e vá acrescentando conforme sentir necessidade de mais líquido na receita.

Adicione os camarões e mais uma pitada de sal. Estamos quase lá!

Acrescente castanhas de caju torradas (no olho), a pimenta vermelha (cuidado!) e o coentro picado.

(Obs 3: Como aqui em casa nem todo ama, tenho colocado na mesa um potinho com o coentro picado. Quem quiser, põe por cima).

Sirva com arroz branco, que pode ser incrementado coum amêndoas laminadas torradas e ciboulette picada, e chutney de manga (no mesmo livro tem uma receita moleza e ótima).

Lave tudo com o delicioso Torrontés argentino ou chileno. Saúde!